Localização e atenção aos produtos devem ser prioridade
Sem dúvida, o pão é uma paixão nacional. Inclusive, de acordo com o Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria, o mercado da panificação cresceu 2,81% no ano passado. Ainda segundo a pesquisa, que contou com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o ticket médio das empresas do ramo também apresentou um crescimento de 3,91%, resultado melhor que o estudo anterior que havia apontado o aumento de 2,12%. No entanto, mesmo com o crescimento é preciso atenção, pois as padarias estão se transformando cada vez mais. Hoje, elas já não são apenas um lugar para comprar pão, mas sim um comércio que oferece um espaço agradável para encontrar sabores especiais. Por isso, queremos dar algumas dicas para ajudar o seu estabelecimento a ser uma padaria de sucesso. Confira:
Índice
Escolha o ponto ideal
De fato, a padaria está entre os comércios mais comuns e, por consequência, com mais concorrência. Por isso, a escolha do local para o seu estabelecimento é fundamental. Por se tratar de um comércio que os clientes visitam com certa frequência é importante pensar em uma boa localização. Da mesma forma, é muito importante buscar um espaço aconchegante, movimentado e que consiga se destacar entre os demais.
Outro ponto que merece atenção é o público atendido, pois ele pode determinar o bairro que a sua padaria de sucesso precisa estar. Por isso, faça uma análise e escolha o melhor local com base na sua clientela.
Atenção ao cardápio
Se antes as padarias eram muito parecidas, atualmente já não são tanto assim, já que existem empresas com focos completamente diferentes. Hoje, existem comércios especializados em produtos orgânicos, fitness e até mesmo artesanais. No entanto, a concorrência ainda é grande e o diferencial deve vir justamente dos produtos oferecidos. Dessa maneira, a dica é apostar em alimentos que garantam sabor e produtividade para o local, já que os clientes prezam por qualidade, agilidade e bom atendimento na hora de comprar. Uma ótima opção é ir além do pão francês e investir em várias versões, como integrais e recheados, por exemplo. Além disso, é essencial ter doces saborosos, pão de queijo e salgados quentinhos.
Destaque e divulgue os produtos
Não basta abrir um negócio e contar apenas com a sorte. Sem dúvida, o cheirinho do pão é irresistível e pode atrair muitos clientes. Mas, divulgar os produtos é uma alternativa essencial para ter uma padaria de sucesso. Por isso, é preciso investir em divulgação, principalmente nas redes sociais, para mostrar o que o seu comércio oferece. Além disso, uma boa dica é fazer promoções e deixar sempre os produtos em destaque. O ideal é montar a vitrine de uma forma leve, para que quem entre na sua padaria veja o que ela tem de melhor. Dessa forma, os produtos devem estar brilhantes, com recheios bonitos e consistentes e os pães devem ser crocantes, dourados na medida e sempre fresquinhos.