Pães Congelados para Revenda. Fábrica de Pão Francês Congelados em São Paulo e Interior

Principais dicas e recomendações para a reabertura das padarias e confeitarias

Índice

Veja como retomar as atividades de forma segura

Diversos comerciantes passaram por momentos difíceis em meio a pandemia do coronavírus, onde muitos estabelecimentos ficaram fechados por meses. No entanto, com a flexibilização da quarentena, muitas lojas como padarias e confeitarias, restaurantes e lanchonetes, vão poder retomar suas atividades presenciais.

Desse modo, é preciso muito cuidado para garantir, tanto aos clientes quanto aos colaboradores, um ambiente seguro.

Para tanto, é preciso seguir os protocolos de saúde com atenção, bem como as recomendações dos órgãos de saúde.

No texto de hoje você vai ver algumas dicas de como as padarias e confeitarias podem retomar as atividades com consciência, promovendo bem-estar aos clientes e colaboradores e aproveitando ao máximo a reabertura do seu estabelecimento para o público.

Cuidando do espaço físico

Um dos maiores desafios para as padarias e confeitarias é o espaço físico limitado. Isso porque as orientações são de que a concentração de muitas pessoas no mesmo ambiente seja evitada. Ou seja: sem aglomerações.

Outra sugestão é de que o empreendedor crie horários e turnos de modo a promover um rodízio entre as equipes que estarão presentes no estabelecimento. Desse modo, a ideia é evitar com que pessoas se cruzem, principalmente as que trabalham em setores diferentes.

Inevitavelmente, os estabelecimentos vão reabrir com capacidade reduzida mas, além disso, é fundamental manter uma distância de separação mínima entre as pessoas de 1 metro.

Os cuidados também devem passar pela ventilação. É necessário que os ambientes sejam, de fato, bem ventilados. Nos casos onde é utilizado o ar-condicionado e outras formas de climatização, é preciso garantir a limpeza dos equipamentos. Além disso, os equipamentos não podem estar direcionados para as pessoas, alimentos e mesas.

Nos locais onde existem os serviços de lanchonete e restaurantes a recomendação é que se evite o uso de toalhas de tecido. No entanto, caso elas sejam usadas, é necessário trocá-las a cada cliente, ou então cobri-la com algum tipo de revestimento que possa ser higienizado.

É necessário tirar das mesas todos os enfeites, guardanapos e quaisquer outros itens que possam ser tocados por diversas pessoas. Além disso, é fundamental desinfetar os cardápios entre cada atendimento. Neste momento, vale usar a criatividade para criar novas formas de apresentar as opções, como lousas e cardápios digitais.

Informação e prevenção

Para garantir que as recomendações sejam seguidas é necessário se comunicar. Cumprir com todas as medidas é importante, mas informar os clientes do que está sendo feito é essencial.

Ao demonstrar seu comprometimento com a saúde e bem-estar de todos no seu comércio, a tendência é que os clientes se sintam mais à vontade e seguros para visitá-lo.

É interessante colocar alguns informativos na loja, descrevendo as medidas tomadas. Além deles, suas redes sociais são uma grande aliada na comunicação, podendo exibir através de fotos como seu estabelecimento está preparado.

E para que a cultura da saúde de fato prevaleça, todos os colaboradores devem ser treinados e orientados sobre como atuar neste momento.

Confira abaixo as principais orientações do Sebrae, em seu Protocolo para Reabertura de Panificadoras e Confeitarias.

Cuidados com os funcionários

  • Priorize medidas para distribuir a força de trabalho ao longo do dia, evitando concentrá-la em um turno só.
  • Quando possível, recomenda-se que funcionários administrativos pratiquem teletrabalho ou trabalho remoto.
  • Substitua bebedouros, orientando os funcionários a trazerem garrafas de água de casa ou disponibilize garrafas ou copos individuais de água potável.
  • Oriente que os colaboradores vistam o uniforme, ou roupa de trabalho, somente no local da empresa.
  • Realize reuniões de alinhamento todos os dias, e reforce as medidas para os colaboradores.
  • Informe diariamente os colaboradores sobre a situação da pandemia e oriente-os a não propagarem notícias falsas (fakenews).
  • Você pode designar um funcionário para repassar as informações aos colegas. Todo dia um colaborador diferente pode ser o encarregado, isso reforça o espírito de equipe.

Cuidados com o espaço

  • Tenha entrada de serviço separada. Caso não seja possível, evite que colaboradores e clientes transitem simultaneamente pela entrada única.
  • Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima entre as cadeiras e 2m (dois metros) entre as mesas. · Toalhas de tecido nas mesas devem ser evitadas. Se usadas, devem ser trocadas a cada cliente. Uma alternativa é a colocação de plásticos transparentes mais rígidos sobre as toalhas que possam ser desinfetados após cada cliente.
  • Remova condimentos, enfeites, guardanapos ou qualquer item das mesas que possa ser tocado por mais de um cliente.

Cuidados com os clientes

  • Os cuidados com os clientes visam evitar aglomerações e aumentar a efetividade da segurança, ao mesmo tempo em que garante a percepção de que os cuidados estão adequados.
  • Sugere-se recomendar aos clientes, por meio de cartazes pela loja, que apenas uma pessoa da família, preferencialmente, venha fazer compras na padaria, evitando trazer crianças e idosos.
  • informe os consumidores quanto ao local para pegar os carrinhos e cestos de compras higienizados e onde deixá-los para serem limpos pelo serviço de limpeza da padaria e da confeitaria.
  • Utilize comandas descartáveis, eletrônicas ou que sejam de material de fácil higienização (estas devem ser higienizadas a cada uso com álcool 70%).
  • As garrafas térmicas de autosserviço de cortesia de chá e café devem ser retiradas. Se o estabelecimento desejar manter o serviço, o colaborador deve ser responsável por manusear as garrafas e servir o cliente em local adequado.
  • Caso sejam oferecidas cortesias como balas e doces, estes devem ser embalados individualmente e servidos também um a um, nunca disponibilizados em um recipiente para autosserviço.
  • Se for possível, definir caixa de uso exclusivo para idosos, gestantes, imunossuprimidos e grupos de risco.
  • Caso seu estabelecimento realize entrega em domicílio (delivery), ofereça este serviço aos clientes, principalmente os de grupo de risco, para que possam permanecer em casa.

O que as padarias e confeitarias podem esperar dessa retomada?

É importante ressaltar que todo esse movimento é um primeiro passo para a volta ao normal. Por isso, esperar que os resultados de agora sejam os mesmos de antes da parada não é uma boa ideia.

Muitas pessoas ainda estão receosas e vão, somente aos poucos, voltar a frequentar estabelecimentos como as padarias e confeitarias de modo mais recreativo, consumindo mais produtos e serviços.

Ainda é preciso muita adaptação e comunicação para que a retomada das atividades também resulte na retomada da lucratividade.

Produtos congelados

Uma boa saída para este momento é apostar nos produtos congelados. Eles ajudam a reduzir o número de pessoas na produção, reduzindo as possibilidade de aglomeração. Também geram espaço, por acabarem com a necessidade de algumas máquinas.

Com eles, você tem a garantia de produtos de qualidade, fabricados através de processos industriais. Seu cardápio pode ser enriquecido com doces e salgados, além do clássico pão francês.

Eles são capazes de promover economia, lucratividade e ajudar diversos estabelecimentos como hortifrutis, minimercados, padarias e confeitarias.

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