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Manual básico para proteger a sua marca online

A proteção online da marca é essencial para o sucesso futuro de qualquer negócio moderno. No entanto, quando os orçamentos são apertados e o tempo é curto, pode sempre parecer um problema para amanhã.

Vamos te ajudar neste blog post com ações básicas que você deve tomar para proteger a sua marca online e evitar prejuízos futuros.

PASSOS RÁPIDOS DE PROTEÇÃO DA MARCA ONLINE:

Opção 1: Registe sua marca, no Brasil o ideal é criar o registro da sua marca através do INPI (link: http://www.inpi.gov.br/) (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual)

Caso queria saber o processo completo de como registrar sua marca no INPI acesse nossa postagem (Passo a passo de como registrar uma marca no INPI de forma fácil)

Sem a propriedade intelectual (PI) devidamente documentada, será difícil tentar fazer valer os seus direitos e impedir a falsificação de suas ideias, produtos, design etc.

Opção 2: Você se tornou um representante oficial de uma grande marca,…..

– Busque monitorar frequentemente produtos seus produtos e marca em ecommerces e marketplaces, boas táticas são procurar pelo nome oficial do produto e possíveis variáveis de venda como escrever o medidas, mls, gramaturas e pesos, ou mesmo se sua marca ou produto possuir acentuação.

Também é interessante procurar valores, que fujam do padrão, kits ou combos dos quais sua empresa não costuma comercializar, vendedores desconhecidos e por último imagens não oficiais do seu produto.

– Encontrando potenciais infracções é possível tomar algumas medidas:

Opção 1:  Solicitar a retirada do produto vendido irregularmente do site. A maneira mais eficiente de impedir a veiculação e venda de produtos falsificados ou sem autorização é o pedido de remoção diretamente para a ao site ou plataforma da qual está sendo vendido o produto. São ações consideradas extrajudiciais e mais rápidas se serem efetivadas. Algumas plataformas solicitam um cadastro formal para verificação e autenticação da marca, com o registro do INPI ou outro documento legal que confirme ser o representante ou detentor da vendas desta marca ou produto. Sem isso será difícil ou quase impossível comprovar que você tem direitos sobre as vendas daquele item.

Opção 2: Uma ação legal, saindo de uma derrubada de link do produto ou vendedor infrator para uma situação mais séria e meticulosa através de uma formalização legal pedindo para que o produto, vendedor ou site ser retirado, com implicação de gastos com honorários através da parte jurídica se for terceirizada, ou demanda de pessoal interno. Este tipo de ação se mostra um pouco ineficientes a longo prazo, pois seus custos são muito altos e o infrator pode voltar à ativa de outra maneiras. Enquanto a primeira opção o gasto costuma ser fixo, e sempre que ele reaparecer é possível bloquear suas vendas com novas solicitações as plataformas, sem maiores custos e de forma mais rápida, com uma média de 48h.

Registo da propriedade intelectual

Já podemos perceber que sem o Registro da Marca ficará difícil reivindicar direitos sobre ela e seus produtos.

Vale anotar que no Brasil o registro de uma marca vale por dez anos e pode ser renovada quantas vezes for necessário após esse período. Porém, o titular da marca deve solicitar a renovação antes do prazo final, caso contrário o processo será um novo registro e marca e não somente uma renovação.

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