Sem desperdício: novas ideias para o pão francês

Para não perder nenhum pãozinho e garantir mais opções na vitrine, veja essas dicas

 

Sempre vemos aqui muitas dicas para não perder nenhum pãozinho, seja na sua padaria, mercado, instituição ou até mesmo em casa. Apesar de ser raro sobrar algum pão francês, é sempre bom ter novas ideias para reaproveitá-lo.

Seja ele já foi assado, para não perder, ou mesmo antes de assar, caso alguma conta tenha dado errado, ele pode render novos produtos. Assim, você sempre terá novas opções e pode aumentar o ticket médio do estabelecimento.

Hoje, a dica é para pães franceses, um deles já amanhecido, o outro pode ser ainda mais fresquinho, caso prefira. Confira as receitas, lembrando que as medidas vão de acordo com a quantidade de porções desejadas e as novas ideias.

Pizza de pão dormido

Ingredientes

Pães franceses dormidos em cubinhos

Azeite

Requeijão cremoso

Manteiga para untar

Ovos

Bacon frito em cubinhos

Muçarela ralada grosso

Muçarela ralada fina e misturada com presunto picadinho para rechear

Parmesão ralado para polvilhar

Cheiro-verde picadinho

 

Modo de preparo

Espalhe o pão já cortado em cubos em uma assadeira, regue-o com azeite a gosto e leve ao forno baixo preaquecido a 150°C, por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e reserve. Misture bem o requeijão com os ovos, o bacon frito, a muçarela grossa, o parmesão e o cheiro-verde a gosto. Acrescente nos cubinhos de pão.

Espalhe metade da mistura em uma fôrma redonda de fundo removível untada com manteiga. Por cima da mistura, coloque toda a muçarela com presunto como recheio. Cubra com o restante da mistura de pão e polvilhe o parmesão. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Desenforme e sirva em seguida.

Pudim salgado de pão

Ingredientes

Pães franceses em cubos médios

Filé de frango cozido e desfiado

Champignon cortado em pedacinhos (pode ser em quatro)

Presunto picado

Ervilha

Parmesão ralado

Ovos

Gemas

Leite

Caldo de galinha

Salsa picadinha

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Manteiga para untar

 

Modo de preparo

Misture os cubinhos dos pães com o champignon, o presunto, a ervilha, o frango, a salsa cortadinha e o parmesão. Coloque a mistura em refratário quadrado já untado com manteiga e espere. Misture os ovos com as gemas, adicione o leite, o caldo de galinha e sal e pimenta a gosto. Coloque toda a mistura no refratário e deixe em repouso por 15 minutos. Leve tudo ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora ou até dourar.