Conhecendo melhor seu amigo de todos os dias

Conhecendo melhor seu amigo de todos os dias. Que o pão está presente no cotidiano da maioria das pessoas ao redor do mundo, já é fato. Que ele é gostoso, macio por dentro, crocante por fora e tem um cheiro incrível, também não é novidade para ninguém. Mas que tal conhecer agora algumas curiosidades sobre ele?

De onde veio?

Estima-se, através de relatos, que o pão nasceu há, aproximadamente 12 mil anos na Mesopotâmia, atual região do Iraque. De acordo com a história, o pão surgiu no mesmo período em que o trigo passou ser cultivado por lá. Com uma cara bastante diferente da de hoje, os primeiros pães não tinham formatos padronizados e eram tão duros e secos, que precisavam ser mergulhados em água quente para poderem ser consumidos.

Onde foi a inaugurada a primeira padaria do mundo?

Na cidade de Gizé, no Egito, há aproximadamente 3.000 a.C. Dizem que naquela época por lá, o pão valia como salário. A cada um dia trabalhado, três pães recebidos.

Onde o primeiro pão assado foi produzido?

Também no Egito, onde se iniciou a utilização de fermento na produção dos pães, começando assim ter um pouco mais pontos em comum com os nossos pães de hoje.

Como ele se espalhou pelo mundo?

Do Egito diretamente para as padarias do continente europeu, por volta de 250 a.C. Após pouco tempo, o alimento já estava na rotina das pessoas, porém, com a crise provocada pela queda do império romano, todas as padarias precisaram fechar e aí as receitas passaram a ser caseiras.

Bem mais para frente, no século XVII, a França começou a aprimorar a receita original e dar origem a variados tipos também, tornando-se destaque mundial no mercado dos pães.

O pão chegou no Brasil junto com Cabral?

Se foi exatamente com Pedro Álvares Cabral, não sabemos dizer, mas que foram os portugueses que trouxeram o pão para cá, podemos garantir. Mas, embora ele tenha chegado na época de colonização, só caiu no gostinho brasileiro no século XIX. As primeiras padarias em nosso país foram em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo sendo fermentado, o pão não era exatamente no mesmo formato que o conhecemos hoje.

Quais os tipos de pão mais conhecidos no Brasil?

Depois de nosso tradicional pão francês (ou filão), a lista é bem vasta. Veja alguns deles:

Croissant, Baguete, Pão Sírio, Pão Italiano, Pão de Forma, Pão de Centeio, Pão Australiano, Bisnaguinha, Pão de Batata, Pão Ázimo, Ciabatta e Pão Integral.