Comfort Food: broa desperta doces lembranças

Broa também é comfort food

Bons momentos podem ser recordados na companhia de uma deliciosa broa

Nem sempre a comida serve apenas para matar a fome. Muitas vezes ela tem o poder de nos levar à lugares e épocas que já estivemos e recordar lembranças doces de um tempo que já passou.

Algumas vezes, basta apenas uma colherada para viajar no tempo e deixar que o clima nostálgico tome conta do momento. Este é o conceito do termo Comfort Food, que explica a sensação de nostalgia ao comer alguma receita.

Um bom exemplo de uma comida com sabor de infância é a broa de milho ou fubá. Sua história tem muitas versões, mas segundo pesquisadores, seu surgimento aconteceu quando os portugueses e africanos chegaram ao território brasileiro e começaram a usar o milho. Em seguida, os índios começaram a usar o fubá para diversos meios da culinária.

Broa é comfort food

Mesmo com uma história entrelaçada com portugueses e africanos, o nome “broa” é uma adaptação da palavra “bread”, que significa pão na língua inglesa. O que é fato é que a broa caiu no gosto dos brasileiros no século XIX. Tornou-se uma preferência na mesa dos grandes fazendeiros da época e desde que isso aconteceu sua boa fama e deliciosas variações só aumentaram.

Hoje, existem diversas receitas e opções de recheios e acompanhamentos para uma boa broa. Aliás, pode ser considerada doce tanto quanto salgada e nos remete tantas histórias e lembranças. Não há como resistir a essa delícia!

MINI BROA

Aqui na Costa Lavos, além da produção e distribuição de pães e massas congeladas, também temos broas em duas opções: a adaptação mineira caxambu, que utiliza fubá em sua composição, e a broa clássica com leite e com recheio de goiabada. Prepará-las é muito simples. Basta retirar a embalagem do freezer e acomodar as broas em uma esteira ou assadeira, deixando espaço entre elas.

As broas devem ser assadas em forno turbo a 165ºC por aproximadamente 19 minutos ou em forno convencional a 280º por cerca de 30 minutos ou até que cresçam e fiquem douradinhas. Depois disso, é só ter o cuidado de retirá-las do forno e expor da maneira correta para seus clientes.

Além de serem deliciosas, as nossas broas garantem ainda mais praticidade ao seu estabelecimento. Pois são de fácil preparo e não demandam processos especiais.

Com isso, você mesmo pode prepará-las, ganhar tempo e conquistar a clientela que não precisará esperar muito para saborear essa delícia.