Pães Congelados para Revenda. Fábrica de Pão Francês Congelados em São Paulo e Interior

Tudo o que você precisa saber para montar o delivery na sua padaria

Índice

Veja como preparar uma operação sólida para não parar de vender

Em meio a pandemia do coronavírus o comércio se viu obrigado a fechar as portas e reinventar seus modelos de negócio. E, sem dúvidas, uma das principais alternativas foi a criação de operações de delivery. Muitos locais como restaurantes e lanchonetes já ofereciam este serviço aos seus clientes, mas muitos outros não. Muitas padarias, por exemplo, apenas recebem os clientes. Desse modo, impossibilitadas de continuar as atividades como antes, nasce a necessidade de se tornar uma padaria delivery, indo até os consumidores.

Amparados por aplicativos e diversas tecnologias que contribuem para este tipo de atividade, empreendedores estão começando a colocar em prática esta ideia. E hoje, você vai ver tudo o que precisa para ter uma padaria delivery. Veja como montar a operação, controlar pedidos, divulgar o serviço e muito mais! Boa leitura!

Montando uma padaria delivery

Conheça o público

Busque entender o que o público quer, o que ele precisa. No funcionamento “normal” as padarias costumam vender mais alguns produtos e menos outros. Vale a pena considerar que existem perfis diferentes de consumidores, com hábitos diferentes. No entanto, além de possível, é necessário entender o que eles precisam em cada momento.

É possível identificar os produtos mais vendidos atualmente através da chamada curva ABC de vendas. Ela pode te ajudar a ter uma padaria delivery com mais sucesso.

Esteja preparado

Um dos principais segredos para um negócio de sucesso é o preparo. Seja no delivery ou de forma presencial, seu time precisa estar preparado para atender e seu estoque deve estar preparado para suprir as demandas.

É preciso ter controle do tudo o que é feito e vendido. Desse modo, é possível reduzir os riscos de oferecer algum produto, seja via internet ou mídias físicas, e acabar não tendo ele quando alguém pedir.

Os pedidos

Como seu delivery vai funcionar? Existem muitos jeitos!
Portanto, definir qual será o modelo de realizar os atendimentos e receber os pedidos é um passo fundamental. Opções como telefone, WhatsApp, mídias sociais, aplicativos de comida… Todos são canais muito válidos!

É possível usar todos eles, mas antes defina em quais você precisa e quer estar. Entenda como eles funcionam e crie os processos e protocolos para receber e atender cada pedido. Assim, reclamações e demoras podem ser evitadas. Inclusive, a tecnologia pode ser uma aliada neste momento. Softwares e aplicativos podem ajudar neste gerenciamento.

Divulgue

No momento em que vivemos o delivery deixou de ser um diferencial e passou a ser serviço fundamental para quem quer continuar vendendo. Por isso, todo mundo deve saber que você trabalha com essa possibilidade, e que seus produtos estão disponíveis para entrega.

Então, não poupe esforços para fazer com que essa novidade chegue ao conhecimento do máximo de pessoas. Divulgue pelas redes sociais, site e não se esqueça do boca-a-boca! Avise aqueles clientes que continuam indo até a sua loja que eles têm a opção de receber os mesmos produtos com mais conforto e segurança.

Vale lembrar que a qualidade de tudo o que é oferecido presencialmente deve ser novamente confirmada pelo delivery. Então divulgue sua padaria delivery e capriche na execução do serviço.

A operação

Algumas ações são essenciais para garantir o sucesso da operação de delivery. Independentemente se sua ideia é fazer algo mais complexo, como um e-commerce ou então algo mais simples, algumas ações são fundamentais.

Veja algumas delas a seguir.

Ações de Marketing

  • Crie um planejamento para divulgar do novo serviço;
  • Estipule preços promocionais para o lançamento;
  • Planeje promoções para manter o serviço atrativo;
  • Crie um diferencial competitivo (entrega rápida, por exemplo);
  • Faça embalagens especias para entrega.

Atendimento a distância 

  • Seja ágil e eficaz;
  • Cadastre os clientes para manter uma comunicação;
  • Defina e deixe claras as políticas sobre: regiões a serem atendidas, quantidade mínima, forma de pagamento, entrega programada, entre outros;
  • Faça deste setor um local agradável e bem estruturado;
  • Evite falta de produtos, vendas sem estoque e cancelamento de vendas;
  • Crie e divulgue tabelas e listas de preços;
  • Não se esqueça do pós-venda;
  • Registrar as informações para fazer controles e atender as reclamações.

Operação dos pedidos remotos

  • Tenha um sistema de venda e recebimento dos pedidos;
  • Desenvolva processos de separação, dividindo cada setor: pães, confeitaria, salgados, mercearias, congelados, etc;
  • Prepare os responsáveis pelas separações;
  • Possua embalagens que acondicionem adequadamente cada tipo de produto;
  • Controle as mercadorias;
  • Mantenha os estoques estrategicamente.

As entregas

  • Contrate bons entregadores;
  • Compare os custos de uma frota própria e da frota de terceiros;
  • Dê preferência a motos ou bicicletas nas pequenas distâncias;
  • Defina previamente as rotas para os entregadores;
  • Possua seguro da frota, de terceiros e das cargas.

Controle da operação

  • Controle cada forma de pagamento;
  • Defina os preços e formas de pagamento;
  • Defina o critério de cobrança:
    – Cobrar do cliente por entrega;
    – Cobrar do cliente por quilometragem ou por viagem;
    – Cobrar do cliente um percentual em relação ao montante da compra.
  • Controle as quebras e desvios durante o transporte ou na entrega;
  • Entregue novamente ou indenize o cliente quando ocorrer quebras;
  • Atente-se a desvios ou erros nas entregas;
  • Controle o cancelamento de vendas e de notas fiscais;
  • Atente-se ao troco do cliente quando houver pagamento em dinheiro;
  • Colete sugestões e reclamações dos clientes.

Boa sorte com a sua padaria delivery!

Em momentos de crise é a criatividade e a iniciativa que fazem a diferença. E é empolgante saber que empreendedores como você têm o desejo de superar esses momentos e continuar entregando o melhor para os clientes.

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