Índice
Veja como preparar uma operação sólida para não parar de vender
Em meio a pandemia do coronavírus o comércio se viu obrigado a fechar as portas e reinventar seus modelos de negócio. E, sem dúvidas, uma das principais alternativas foi a criação de operações de delivery. Muitos locais como restaurantes e lanchonetes já ofereciam este serviço aos seus clientes, mas muitos outros não. Muitas padarias, por exemplo, apenas recebem os clientes. Desse modo, impossibilitadas de continuar as atividades como antes, nasce a necessidade de se tornar uma padaria delivery, indo até os consumidores.
Amparados por aplicativos e diversas tecnologias que contribuem para este tipo de atividade, empreendedores estão começando a colocar em prática esta ideia. E hoje, você vai ver tudo o que precisa para ter uma padaria delivery. Veja como montar a operação, controlar pedidos, divulgar o serviço e muito mais! Boa leitura!
Montando uma padaria delivery
Conheça o público
Busque entender o que o público quer, o que ele precisa. No funcionamento “normal” as padarias costumam vender mais alguns produtos e menos outros. Vale a pena considerar que existem perfis diferentes de consumidores, com hábitos diferentes. No entanto, além de possível, é necessário entender o que eles precisam em cada momento.
É possível identificar os produtos mais vendidos atualmente através da chamada curva ABC de vendas. Ela pode te ajudar a ter uma padaria delivery com mais sucesso.
Esteja preparado
Um dos principais segredos para um negócio de sucesso é o preparo. Seja no delivery ou de forma presencial, seu time precisa estar preparado para atender e seu estoque deve estar preparado para suprir as demandas.
É preciso ter controle do tudo o que é feito e vendido. Desse modo, é possível reduzir os riscos de oferecer algum produto, seja via internet ou mídias físicas, e acabar não tendo ele quando alguém pedir.
Os pedidos
Como seu delivery vai funcionar? Existem muitos jeitos!
Portanto, definir qual será o modelo de realizar os atendimentos e receber os pedidos é um passo fundamental. Opções como telefone, WhatsApp, mídias sociais, aplicativos de comida… Todos são canais muito válidos!
É possível usar todos eles, mas antes defina em quais você precisa e quer estar. Entenda como eles funcionam e crie os processos e protocolos para receber e atender cada pedido. Assim, reclamações e demoras podem ser evitadas. Inclusive, a tecnologia pode ser uma aliada neste momento. Softwares e aplicativos podem ajudar neste gerenciamento.
Divulgue
No momento em que vivemos o delivery deixou de ser um diferencial e passou a ser serviço fundamental para quem quer continuar vendendo. Por isso, todo mundo deve saber que você trabalha com essa possibilidade, e que seus produtos estão disponíveis para entrega.
Então, não poupe esforços para fazer com que essa novidade chegue ao conhecimento do máximo de pessoas. Divulgue pelas redes sociais, site e não se esqueça do boca-a-boca! Avise aqueles clientes que continuam indo até a sua loja que eles têm a opção de receber os mesmos produtos com mais conforto e segurança.
Vale lembrar que a qualidade de tudo o que é oferecido presencialmente deve ser novamente confirmada pelo delivery. Então divulgue sua padaria delivery e capriche na execução do serviço.
A operação
Algumas ações são essenciais para garantir o sucesso da operação de delivery. Independentemente se sua ideia é fazer algo mais complexo, como um e-commerce ou então algo mais simples, algumas ações são fundamentais.
Veja algumas delas a seguir.
Ações de Marketing
- Crie um planejamento para divulgar do novo serviço;
- Estipule preços promocionais para o lançamento;
- Planeje promoções para manter o serviço atrativo;
- Crie um diferencial competitivo (entrega rápida, por exemplo);
- Faça embalagens especias para entrega.
Atendimento a distância
- Seja ágil e eficaz;
- Cadastre os clientes para manter uma comunicação;
- Defina e deixe claras as políticas sobre: regiões a serem atendidas, quantidade mínima, forma de pagamento, entrega programada, entre outros;
- Faça deste setor um local agradável e bem estruturado;
- Evite falta de produtos, vendas sem estoque e cancelamento de vendas;
- Crie e divulgue tabelas e listas de preços;
- Não se esqueça do pós-venda;
- Registrar as informações para fazer controles e atender as reclamações.
Operação dos pedidos remotos
- Tenha um sistema de venda e recebimento dos pedidos;
- Desenvolva processos de separação, dividindo cada setor: pães, confeitaria, salgados, mercearias, congelados, etc;
- Prepare os responsáveis pelas separações;
- Possua embalagens que acondicionem adequadamente cada tipo de produto;
- Controle as mercadorias;
- Mantenha os estoques estrategicamente.
As entregas
- Contrate bons entregadores;
- Compare os custos de uma frota própria e da frota de terceiros;
- Dê preferência a motos ou bicicletas nas pequenas distâncias;
- Defina previamente as rotas para os entregadores;
- Possua seguro da frota, de terceiros e das cargas.
Controle da operação
- Controle cada forma de pagamento;
- Defina os preços e formas de pagamento;
- Defina o critério de cobrança:
– Cobrar do cliente por entrega;
– Cobrar do cliente por quilometragem ou por viagem;
– Cobrar do cliente um percentual em relação ao montante da compra. - Controle as quebras e desvios durante o transporte ou na entrega;
- Entregue novamente ou indenize o cliente quando ocorrer quebras;
- Atente-se a desvios ou erros nas entregas;
- Controle o cancelamento de vendas e de notas fiscais;
- Atente-se ao troco do cliente quando houver pagamento em dinheiro;
- Colete sugestões e reclamações dos clientes.
Boa sorte com a sua padaria delivery!
Em momentos de crise é a criatividade e a iniciativa que fazem a diferença. E é empolgante saber que empreendedores como você têm o desejo de superar esses momentos e continuar entregando o melhor para os clientes.