Gente querendo comprar pão não falta, só falta todos descobrirem você
O brasileiro ama pão, isso todo mundo já sabe. Um pãozinho francês no café da manhã é realidade de muitas famílias que já se acostumaram a ir na padaria buscar o pão fresco. Além destes, é importante sempre atrair clientes novos para seu estabelecimento.
O desafio é encontrar meios para que sua padaria seja a mais desejada do bairro ou da cidade. A Costa Lavos tem a dica principal: pães congelados. Com os produtos congelados, não há necessidade de grande área ou maquinário para produção. Também não é necessário aumentar o quadro de funcionários. Isso ajuda com a redução de custos e maior tempo para cuidar do core business.
Mais dedicado ao próprio negócio, fica mais fácil pensar em meios para melhorar o desempenho do estabelecimento. Além das dicas da Costa Lavos (acompanhe nosso Costa Lavos Negócios), o Sebrae também tem dicas importantes para os empreendedores.
Separamos algumas que podem te ajudar a atrair clientes novos.
Índice
1. Busque conhecer o que as pessoas querem e precisam
Converse com seus clientes, faça pesquisas, mapeie todas as necessidades e desejos da sua clientela e da sua possível nova clientela. Quem já compra contigo vai comprar mais e quem ainda não compra vai querer comprar.
2. Divulgue seu negócio com algum diferencial
Comunicação é tudo. Você precisa aparecer de alguma forma e, hoje, uma boa maneira é o Google e as redes sociais. Divulgue seus produtos, o que você tem de diferente, produtos próprios e enfatize a qualidade de seus pãezinhos. Seja para os clientes o que eles precisam. Distribuir panfletos pelas redondezas, anunciar em jornais ou rádios e melhorar a fachada dão muito retorno e colaboram para atrair clientes em potencial.
3. Potencialize o marketing boca a boca
Se a divulgação “oficial” é importante, o tradicional boca a boca é ainda mais. Talvez esse seja o marketing mais efetivo para o setor de panificação. O marketing boca a boca pode ocorrer entre pessoas conversando ou até mesmo no mundo digital, pela internet. Vale a pena incentivar esse hábito, mas com cuidado para não parecer oportunista ou invasivo. Mas dê motivos para seu cliente te indicar para outros.
4. Promova os produtos e serviços
Promoções e condições especiais de preço ou consumo. Todo brasileiro ama ser mimado e pagar menos por isso. Às vezes, alguém entra para comprar um pão e sai com sacolas cheias apenas porque os produtos estavam mais baratos. Outras vezes, alguém vai sozinho comprar pão e volta outro dia com toda a família para tomar um café da manhã completo porque gostou do ambiente. Pense nisso.