Você sabe o que é pão integral?

                  Muitos produtos são vendidos com o rótulo de “pão integral”, mas eles realmente são?

 

No Brasil, qualquer produto que possui farinha de trigo integral – por menor que seja a quantidade – pode ser vendido como “integral”, mas eles possuem os mesmos benefícios que os produtos integrais? Nos Estados Unidos, os produtos só são considerados integrais se possuírem, pelo menos, metade de sua constituição formada de grãos integrais.

Nos últimos anos, com diversas tendências que visam a longevidade física e melhoramento da saúde através de uma alimentação saudável e equilibrada, os produtos integrais ganharam a atenção dos brasileiros – principalmente o pão. Mas o que o diferencia?

O pão branco, conhecido como “pão francês”, possui farinha de trigo branca e o pão integral é feito de farinha de trigo integral como seu principal ingrediente. Basta olhar para a tabela nutricional: os produtos são organizados pela sua quantidade no produto, do maior para o menor. Se você quer conhecer os benefícios deste produto na sua vida, escolha aqueles que possuem a farinha de trigo integral no topo da tabela, apenas.

Os pães integrais levam em sua composição grandes quantidades de grãos integrais, que possuem maior teor de fibras e nutrientes: a digestão se torna mais lenta, deixando você saciado por mais tempo e acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer

Mas não se engane: os pães integrais possuem a mesma quantidade ou até mais calorias do que o pão branco – e poucas calorias não são sinônimo de boa qualidade nutricional. Se você deseja pães mais saudáveis, além de possuírem a farinha de trigo integral no topo da tabela, a farinha de trigo branca e açúcar devem estar no final da tabela: ou seja, devem ser os ingredientes em menor proporção.

Não se deixe enganar por pães integrais ultraprocessados: eles possuem ingredientes modificados e aditivos para deixarem o pão mais macio e aumentar a validade – pão integral de verdade é feito com farinha, água, fermento e um pouco de sal, são mais duros do que o pão branco e possuem uma data de validade menor.

Pães com grãos não devem ser confundidos com integrais – os grãos trazem maior quantidade de fibras e nutrientes, porém, são mais calóricos. A porção ideal para o café da manhã é uma fatia de no máximo 70 calorias, em uma dieta equilibrada.

Para os amantes de pão francês, este ainda pode ser consumido uma vez por semana, de preferência sem o miolo – este tipo de pão possui apenas farinha refinada, sendo pobre em fibras e nutrientes.

Se você possui crianças em casa, cuidado: o pão integral não é indicado para elas – se consumido em demasia, prejudica a absorção de cálcio e zinco, além de outros minerais. A mesma indicação se dá para mulheres grávidas ou na menopausa.