Experiência do cliente: dicas para tornar seu estabelecimento um lugar mais agradável

experiência do cliente

Fatores como a disposição de corredores e produtos afetam diretamente a experiência do cliente

No mundo da tecnologia o termo “experiência do cliente” está em alta. Essa é a área de trabalho responsável por ideias, estratégias e construção de sites e aplicativos que sejam fáceis de usar, funcionais e intuitivos.
E por que não levar esta ideia para dentro do seu comércio?
Proporcionar uma experiência mais agradável aos clientes e criar estratégias para que eles comprem mais pode trazer resultados surpreendentes.
Especialmente nos comércios que vendem pão francês, proporcionar uma experiência que guie o consumidor de maneira adequada dentro da loja é fundamental. Segundo pesquisa da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), o pão francês é responsável por aproximadamente 90% da ida das pessoas até as padarias, por exemplo.
Conheça agora algumas técnicas para melhorar a experiência do cliente no seu estabelecimento.

Layout inovador

Também parece um termo estritamente tecnológico, mas pode ser facilmente aplicado na sua padaria, mercado ou qualquer comércio.
Inovar no layout, neste caso, significa inovar na forma de dispor os produtos nas gôndolas e na construção da “rota” que seu cliente pode fazer dentro do estabelecimento.
Vamos falar aqui sobre três formas de pensar o layout do seu comércio.

Para vender mais

Pensar em uma sequência inteligente de compras pode aumentas os seus ganhos. Por isso, é importante pensar em estratégias que levem ao seu consumidor o desejo de comprar diversos produtos.
Alguns itens como o pão francês, arroz e feijão são comprados com frequência pelos clientes. Dessa forma, coloca-los em lugares como o fundo do estabelecimento é uma ideia interessante. Isso porque, para chegar até eles, o seu cliente terá de caminhar pelos corredores, passando por todos os outros produtos ao menos duas vezes (indo e voltando). Assim, a chance de despertar no consumidor o desejo de comprar coisas que a princípio ele não compraria aumenta.

experiência do cliente

Para um fluxo adequado

Ninguém gosta de filas e tumulto, muito menos no momento das compras. Por isso é importante pensar em uma estrutura inteligente, que permita o fluxo de clientes por toda a loja, de forma fácil, sem pontos de entrave e aglomeração.
Existem dois pontos fundamentais e que requerem atenção especial: o balcão do pão francês e o caixa.
Em um dia movimentado, é muito provável que estes dois setores estejam com fluxo alto de pessoas. Dessa forma, é interessante que eles estejam distantes, fazendo que o movimento de um não atrapalhe o outro.

Para ser mais agradável

Caprichar na decoração e design e oferecer produtos diversos e de qualidade fazem parte de um layout agradável no seu comércio. A experiência do cliente deve ser pautada no bem-estar, no aconchego. É importante que ele se sinta em casa enquanto faz as compras, estando mais propenso a ser fidelizado.

Iluminação

Vivemos na época onde ir além do que se espera é fator preponderante para o sucesso.
Quando falamos de iluminação, possuir lâmpadas no teto pode ser pouco. Portanto, pensar em uma iluminação que realce a beleza e cores dos seus produtos pode ajudar a valoriza-los.
O ideal é que as luzes trabalhem na medida para iluminar tudo o que precisa ser iluminado, mas sem causar claridade demais, de modo a incomodar os clientes.

Mas como fazer tudo isso?

Na teoria tudo parece ótimo, mas como partir para a prática?
Podemos perceber que o ponto principal para melhorar a experiência do cliente é otimizar espaços. Ou seja, usar melhor o que você já tem, valorizando pontos estratégicos e importantes.
E como medida para ganhar ainda mais espaço você pode passar a investir em produtos congelados, otimizando os espaços onde existem máquinas e fornos.

Produtos congelados

Existem diversas opções de produtos congelados, que podem te ajudar de muitas formas.
Desde o principal, o pão francês, até opções veganas e de doces como churros e rosquinhas. É possível ter estes produtos no seu comércio sem ter que gastar com a produção, funcionários e sem perder espaço.
Você pode conhecer mais produtos congelados no site da Costa Lavos! Com eles você economiza, otimiza e oferece muito sabor aos clientes.

Para conhecer os produtos e falar com a Costa Lavos, acesse o nosso site!