Chipa no Brasil, conheça sua história

 

Também presente nos cafés e lanches dos brasileiros, a chipa é um pão de origem paraguaia que conquista corações por onde passa. Bem semelhante ao nosso tradicional pão de queijo mineiro, a receita é à base de polvilho e queijo e tem os ingredientes bem semelhantes. A diferença está na quantidade de queijo inserida na receita e o formato, já que a chipa lembra uma ferradura.

De acordo com registros históricos, na época da colônia, no Paraguai, haviam várias referências de bolos e pães preparados com mandioca ou milho. No tempo das missões Jesuítas, a alimentação Guarani foi complementada com alimentos novos, então, devido à introdução dos gados nessa região, passou-se a usar mais carne, leite, ovos e derivados nas receitas. Foi aí que a receita tradicional da chipa foi inventada.

O estado em que é mais facilmente encontrado é o Mato Grosso do Sul, por uma questão histórica. Na época da Guerra do Paraguai, muitos paraguaios vieram atrás de abrigo e segurança para o Brasil, e o local escolhido foi no estado que compõe o centro-oeste do país. Junto com eles, trouxeram na bagagem sua cultura.