Chegou a hora de assar o pão congelado: veja as dicas

O processo deve começar pela arrumação dos pães na assadeira

 

Os pães congelados são muito mais práticos e exigem uma estrutura muito menor para ficarem prontos. Mas para que eles fiquem perfeitos, é preciso seguir um processo de qualidade, como com qualquer outro alimento. Para assar o pão da forma mais perfeita, veja algumas dica que nós separamos.

Quando os pães congelados chegam até o estabelecimento, é necessário acomodá-los nos freezers, de acordo com a temperatura de conservação indicada na embalagem do produto. É importante que o freezer de armazenamento seja exclusivo para os pães congelados, pois isso ajuda na organização do estoque (verificação da validade dos pacotes e uso do produto com menor validade) e evita a contaminação cruzada, cumprindo as regras de Boas Práticas exigidas pela Vigilância Sanitária.

Com tudo armazenado corretamente, chegou a hora de assar o pão. Antes de mais nada, ele deve ser retirado do freezer e precisa ficar descansando um pouco. Ele vai crescer nesse tempo antes de estar pronto para ir para o forno.

 
Hora do forno

Para começar a assar, os pães vão ser acondicionados na assadeira correta. A arrumação dos pães é uma parte importante nesse processo e é quando eles já devem estar descongelados.

A arrumação vai ser uniforme, sempre com os pães alinhados e uma distância de aproximadamente dois dedos entre eles. As dobras devem ficar para baixo, nunca para os lados e nem para cima. Isso faz com que o produto fique muito melhor na hora do crescimento.

Saindo do forno, os pães devem ser armazenados em armário próprio, onde ocorre o craquelamento que dá a casquinha perfeita para o pão. Após o craquelamento, ele está pronto para ser servido aos seus clientes. Mais uma vez: todas essas orientações são passadas na hora da compra. Mas não se preocupe, se surgir qualquer dúvida, nossas equipes estão sempre à disposição para mostrar e ensinar todos os detalhes.

Outro ponto de atenção é para os locais em que os pães vão ser armazenados. Os que acabaram de sair do freezer não podem ir para o mesmo armário daqueles que saíram do forno. Um atrapalha o processo de crescimento do outro e ainda os resseca.

Seguindo todo esse procedimento para assar o pão, ele vai estar sempre perfeito, seguindo o padrão estético e com um sabor maravilhoso.